TRATAMENTOS CLÍNICOS

Tratamento de Acne

A Acne atinge em maior parte pessoas da faixa etária dos 13 aos 20 anos. É uma doença do folículo pilo sebáceo em cuja fisiopatologia interfere vários fatores como: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium Acnes. As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes no feminino devido, principalmente, à alta frequência dos distúrbios endócrinos.

Tratamento de Rosácea

A Rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem vermelhidão desigual na pele e inflamações, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens. Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Vários tratamentos podem ser utilizados e combinados, como medicações orais, tópicas e uso de luz intensa pulsada e laser para melhora da vermelhidão.

Tratamento de Vitiligo

O Vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele, com manchas brancas em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelos. Importante saber que o Vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas pela doença podem afetar a qualidade de vida e a autoestima do paciente. O Vitiligo possui diversas opções terapêuticas, que variam conforme o quadro clínico de cada paciente. O Dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento da doença.

Tratamento de Psoríase

A Psoríase é uma doença da pele crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Clinicamente apresenta-se como lesões avermelhadas e descamativas, com boa resposta clínica aos tratamentos, quando indicados de forma correta.

Tratamento de Micose

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em nosso corpo, entretanto, quando há proliferação em excesso podem causar doenças.

Tratamento de Alergias e Urticária

Pode se manifestar como eczemas de vários tipos. Caracterizada pela formação de placas avermelhadas na pele que causam muita coceira e/ou sensação de queimação. Muitas vezes são necessários testes específicos para o esclarecimento de suas causas.

Tratamento de Dermatites / Dermatite Seborreica

A Dermatite Seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face (principalmente as regiões próximas ao nariz e sobrancelhas) e dobras (axilas) e se cicatriza por períodos de acalmia e de recaída. Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene.

Tratamento de Hanseníase

Caracteriza-se por manchas na pele, claras ou vermelhas, adormecidas ou esquecidas, que não transpiram ou perdem pelos. Realizando o tratamento de forma correta e com orientação adequada, a doença apresenta cura e resolução.

Tratamento de Pintas / Nevos

Nevos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e verrugas. A maioria das pintas surge em decorrência da exposição solar e possui um formato regular. Já os nevos displásicos (ou nevos atípicos) são nevos não usuais, que podem parecer um Melanoma. São lesões disformes, em vários tons e que crescem com rapidez. Pessoas que possuem esse tipo de nevo são mais propensas a desenvolver o Melanoma, tipo mais agressivo de Câncer da Pele. Pesquisas afirmam que pessoas com dez ou mais nevos displásicos possuem 12 vezes mais chance de desenvolver o Melanoma. Os nevos displásicos são geralmente hereditários e pessoas com histórico familiar de melanoma são mais propensas a desenvolvê-los. Esses dados são importantes para alertar para a importância do autoexame mensal e a necessidade de visitas regulares ao Dermatologista e proteção solar diária.

Tratamento de Câncer de Pele

O Câncer da Pele é o tipo de tumor mais incidente na população – cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um Câncer, logo existem diversos tipos de Câncer de Pele. Os cânceres de pele podem ser divididos em Câncer de Pele não Melanoma e Câncer de Pele Melanoma. Dentre os cânceres não Melanoma há o Carcinoma Basocelular (CBC), que é o mais frequente e menos agressivo, e o Carcinoma Espinocelular ou Epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o Carcinoma Basocelular. Aproximadamente 80% dos cânceres de pele não Melanoma são CBC e 20% são CEC. Já o Melanoma Cutâneo, o mais perigoso dos tumores de pele, tem a capacidade invadir qualquer órgão e espalhar pelo corpo. O Dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento dos cânceres da pele.

Tratamento de Foliculite / Pelo Encravado

A Foliculite ocorre quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. Infecções graves podem causar perda permanente do cabelo e cicatrizes. A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de Foliculite é superficial, pode coçar e doer.

Tratamento de Cabelos

Apesar da estrutura simples, o cabelo possui um comportamento dinâmico podendo mudar a cada dia mesmo sem aplicações químicas, tinturas ou corte. Embora muitas pessoas pensem que o crescimento do cabelo é contínuo, ele segue um ciclo de crescimento e repouso. Entender esse ciclo é fundamental para manter os cuidados com seus cabelos.

Tratamento de Calvície / Queda de Cabelos

tratamento

A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. A Alopécia Androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre o sexo masculino – estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram do problema – a Alopécia Androgenética também pode afetar as mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Nas mulheres é mais difusa. A Alopecia Androgenética é desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal e também está associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos) e por isso pode ser um problema para as mulheres, que sofrem diversas alterações hormonais ao longo da vida. Embora seja um quadro de origem genética e hereditário, a existência de um ou mais casos na família não significa que, necessariamente, a calvície se manifestará. Hoje existem inúmeras opções de tratamento para quem sofre com a perda de cabelos, como medicações orais, tópicas, terapias com laser e microagulhamento. Importante não se automedicar, pois pode colocar sua saúde e sua beleza em risco. Além disso, com avaliação do Dermatologista é possível realizar exames como a Tricoscopia – avaliando de forma correta a estrutura dos fios e do couro cabeludo, indicando os tratamentos de forma segura e com maior eficácia.

Tratamento de Hiperhidrose / Suor Excessivo

A Sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. Porém, a Sudorese excessiva ocorre porque as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas, como: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha. Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante. Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem. Os tratamentos disponíveis na clínica são com medicações de uso tópico, oral, aplicação de Toxina Botulínica e, em alguns casos, são necessários tratamentos cirúrgicos.

Tratamento de Manchas de Pele / Melasma

O Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e histórico familiar também influenciam no surgimento desta condição.

Tratamento de Verrugas

Verrugas são lesões causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). É uma infecção na camada mais superficial da pele ou em mucosas, que ativa o crescimento anormal das células da epiderme. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto. Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV.

Tratamento de Herpes

Herpes é uma doença causada por um vírus que se apresenta como pequenas bolhas transparentes, principalmente na pele, lábios ou nos órgãos genitais. É uma doença contagiosa e benigna, mas que costuma se manifestar por diversas vezes.

Tratamento de Unhas

As unhas são folhas de queratina laminadas que se sobrepõe. As alterações nas unhas podem sinalizar estados físicos ou apenas variações locais. Embora as mais comuns sejam causadas por fungos (micoses) e traumas (unha encravada), outros fatores podem estar implicados (doenças internas, como: cardiorrespiratórias, vasculares e doenças dermatológicas: psoríase, líquen plano). Cabe ao Dermatologista elucidá-las e tratá-las, clínica ou cirurgicamente.

Cuidados com a Pele: Proteção Solar

Cerca de 80% do envelhecimento da pele deve-se à exposição ao sol. O uso constante do protetor solar adequado preserva sua pele mantendo-a jovem por mais tempo.